Saturday, July 17, 2010

My Dear Henry...

Hamilton abriu-me os olhos e deu-me novos valores, e embora depois tenha perdido a visão que me tinha dado, no entanto nunca mais voltei a ver o mundo ou os meus amigos como os tinha visto antes da sua chegada. Hamilton mudou-me completamente, como apenas o pode fazer um livro extraordinário, ou uma experiências extraordinária, ou uma personalidade extraordinária. Pela primeira vez na minha vida qualquer coisa pode ser a experiência de uma amizade vital, sem todavia me sentir servil ou obrigado por via daquela experiência. Mas depois de nos separarmos, senti a necessidade da sua presença efectiva; ele tinha-se dado completamente e eu possui-o sem o ter possuído. Foi a primeira experiência de amizade clara e total e nunca mais se repetiu com nenhum outro amigo. Mais do que um amigo, Hamilton era a própria amizade.

Henry Miller, in Trópico de Capricórnio

No comments: